Cluster One - Pink Floyd

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Fisiologia, a harmonia da vida...

Iniciando hoje postagens sobre temas relacionados a área de saúde, corpo humano, neurociência e doenças com suas respectivas pesquisas inovadoras. Introduzo com o conceito do termo fisiologia, trata-se do estudo de todas as  funções corporais, ressaltando a  necessidade de manter sempre em mente uma palavra-chave sempre associada com fisiologia, a homeostasia.

Em poucas palavras homeostasia representa todos os esforços bioquímicos e metabólicos, realizados pelo corpo para se manter dentro de limites fisiológicos compatíveis com a vida. Se algo esta em excesso, então o corpo diminui sua produção, absorção, ou aumenta sua excreção. Se algo esta faltando, então o corpo aumenta sua produção, ou absorção e reduzindo sua eliminação. Portanto,  manter-se nestes limites vitais significa harmonia, equilíbrio,  como o yin-yang representado na figura abaixo. Nem demais, nem tão pouco, mas sim dentro dos limites da vida.

Yin-YangCitarei dois exemplos para facilitar a visualização destes conceitos por parte do leitor: Quando uma pessoa fica desidratada, o sangue fica mais concentrado o que ativa áreas cerebrais específicas, consequentemente estimulando a sede. O indivíduo vai em busca de água, além disso uma glândula no cérebro chamada hipófise que se subdivide em duas adeno-hipófise e neuro-hipófise, respectivamente no lado anterior e posterior da hipófise. A neuro-hipófise secreta nestas condições o hormônio antidiurético, a fim de reabsorver maior quantidade de água nos rins, impedindo que a mesma seja eliminada na urina, ou seja, faz urinar menos visando a manutenção da água no organismo. Compreendem?

Tudo isso é homeostasia, quando a água estava caindo abaixo dos limites vitais, fisiologicamente houveram esforços para manter a quantidade dentro dos limites, como a diminuição da excreção de água e a indução da sede. Da mesma forma existe homeostasia no excesso de hidratação, quando se tem mais água do que o necessário o citado hormônio é inibido por feedback( retroalimentação) pela própria quantidade de água, sem este hormônio os rins simplesmente excretam mais água e o indivíduo urina mais. Existem múltiplos mecanismos de feedback no corpo, este da água é um dos mais simples: pouca água, induz hormônio e sede, quantidade de água aumentada! Issoa inibe a sede e hormônio, quantidade de água cai e iniciamos um novo ciclo… Novamente isto é homeostasia acontece de múltiplas formas  para que a vida seja possível.
Fisiologia inclui também o estudo destes mecanismos de controle do nosso corpo, tudo isso é muito interessante e a base de todo o conhecimento da medicina. Em breves postagens abordarei a neurofisiologia, ainda mais interessante e  o leitor poderá compreender certos mecanismos intelectuais da memória e motivação pessoal.

Quando a harmonia  é quebrada por algum estímulo o corpo luta para se manter em homeostasia, contudo se o estímulo for muito intenso ocorrerá a doença. Este é o estudo da patologia, o estudo das funções fisiológicas anormais em estado patológico. Futuramente após algumas postagens de neurociência e neurofisiologia haverão postagens sobre patologia.

Concluindo, o nosso organismo é uma preciosa obra milenar, projetada com mecanismos interessantíssimos para realizar e manter suas funções vitais, logo procureis respeitar mais o vosso corpo, pois representa preciosa obra de engenharia milenar.
O Homem Vitruviano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...